Coletivo Duas Marias é formado pelas artistas Malu Rebelato e Nani Nogara que trabalham em parceria.
O trabalho das artistas localiza-se entre o registro documental histórico e o imagético, mantendo um diálogo com a literatura e a vida real da mulher contemporânea. Criam situações e personagens arquetípicos, que são fotografados em meio a cenários idealizados pelas próprias artistas, numa mistura de realidade e utopia, sendo que as personagens são sempre encarnadas por uma delas.
Buscando inspiração na história da arte, utilizam-se da estética de distintos períodos artísticos, como o claro/escuro do barroco, os cenários metafísicos de “De Chirico” ou os temas simbólicos do romantismo. Imagens que evocam seres oníricos e mitológicos, ou que remetem às pinturas de “Delacroix” e também à antigas estátuas gregas; cenas e expressões de loucura que relembram antigas feiticeiras e correntes que remetem à prisões psicológicas e pressões sociais.
É um trabalho que questiona crenças, hábitos, convenções sociais e enfatiza os motivos que impulsionam as mulheres pela vida; sensações, crenças, sentimentos, experiências, trabalho, desejos e sonhos.