
Jean Smekatz
Jean Smekatz, nasceu em Rio Negro - PR, em abril de 1995. Logo quando nasceu, sua mãe Solange Endler foi transferida para lecionar no interior de Mafra - SC, na qual seu pai Sebastião Smekatz, comerciante, morava com seus familiares. Filho único de pais trabalhadores, aos 12 anos, muda-se com a mãe para o centro urbano da cidade, na qual sua vida artística tem início em grupos de teatro da casa da cultura e escolas de dança. Estreou peças de Shakespeare e Gil Vicente, além de apresentações de dança contemporânea em diversos festivais, como o Festival de dança de Joinville e mostra Paranaense de dança. Em 2012, almejou estudar Dança na FAP/PR, mas lesionou seu joelho em uma coreografia intitulada “Pesadelo”, o que meses depois foi a razão para deixar os palcos. Atento e criativo, foi ao cursar bacharelado em Design na UNIVILLE, que o jovem mudou-se para a maior cidade do estado (Joinville) e começou a explorar novos horizontes. Foi na transferência para Design de Moda que uma nova fase começou, sendo denominada pelo próprio como o “despertar para a Moda”, o que viria a ser sua segunda grande paixão depois da arte. Resultando no seu primeiro contato com história da arte, com a vivência artística, as conexões, a criação do seu próprio repertório e o pensamento de pesquisa do fazer artístico. Ao se formar, abordando a arte minimalista como ponto de partida para produção de moda, em sua tese de conclusão de curso, o designer inova ao idealizar um espaço de cultura contemporânea e de economia criativa compartilhada. No projeto, que se intitulou Híbrido Concept, Jean foi um dos idealizadores e com sua bagagem e aptidão acabou desenvolvendo um desmembramento chamado “garagem 274”, um espaço de arte contemporânea onde também exerceu a direção artística das exposições da mesma. Em paralelo desenvolveu e participou de inúmeros outros projetos que envolvem arte, cultura, design e moda, sendo um deles marcante e curioso, o carnaval. Trabalhando em uma das escolas de samba mais antigas de Santa Catarina, a Príncipes do Samba, o então “artista-designer” desenvolveu como carnavalesco: roupas, acessórios, adereços, fantasias, alegorias e demais roupagens artísticas desse universo. Hoje, Smekatz desenvolve um trabalho de marketing conectando o mercado à marcas de luxo nacionais e internacionais, possuindo assim em seu portfólio diversos clientes como Tiffany & Co., Dolce & Gabbana e Fendi. O jovem artista, possui a determinação e a sensibilidade necessárias para desenvolver sua poética artística no cenário latino americano tendo como raiz suas vivências pessoais e culturais.
Artista : Jean Smekatz
Título: Claro - escuro | ato II.
Ano: 2022/2023
Performance/ instalação
O CLARO-ESCURO se revela através da instauração de Jean Smekatz, um artista que se imerge na luz e na sombra.
A penumbra, o tempo parece esvair-se brevemente, até que quatro lâmpadas emergem do silêncio, preenchendo o ambiente em sua aura. Um quadrado de iluminação defronta-se ao espectador, um santuário místico onde repousam duas telas. Uma soma,e a outra ausência. O artista, à revelia do claro, surge no centro e encontra-se de costas para o abismo.
Ritos de Criação:
Num êxtase cromático, a tinta flui da ponta do bastão, forjando linhas e preenchendo espaços na antítese da tela. Um dueto entre gestos pictóricos e a alquimia do improviso ecoa, um balé de manchas que se originam na obscuridade e se inscrevem na luminosidade.
Tempo Suspendido:
O éter da pintura expandida transcende a efemeridade, sustentado por um período em que parece suspenso no tempo-espaço.

.jpeg)