
Cidade em Processo
A exposição Cidade em Processo reúne obras de pintura, escultura e videoarte criadas em residências artísticas realizadas em Joinville, destacando a criação como processo coletivo de experimentação e investigação. Produzidos em imersão com orientação artística e curadoria, os trabalhos dialogam com a memória industrial da cidade por meio de materiais, gestos e transformações da matéria. Com entrada gratuita, a mostra também apresenta registros audiovisuais que aproximam o público dos processos criativos vivenciados pelos participantes.

Exposição: Cidade em Processo (Projeto Arte e a Cidade)
Abertura (coquetel): 22/01/2026 (quinta), às 19h
Visitação: 23/01 a 20/03/2026
Horário: segunda a sexta, das 10h às 18h
Local: Galeria 33 — Rua Bento Gonçalves, 33, Glória, Joinville/SC
Entrada: gratuita
Mais informações: galeria33.com/abre-alas
Instagram: @_galeria33
Contato imprensa: contato@galeria33.com | WhatsApp: (47) 99706-8105
Artistas-orientadores (residências)
RICARDO KOLB
Artista visual e designer industrial; pesquisa pintura e desenho com ênfase em linha, plano e camadas pictóricas, articulando percepção e códigos do cotidiano.
PITA CAMARGO
Escultor e gravador; conduz processos de modelagem e construção tridimensional, com sólida trajetória em obras de médio e grande porte e experimentação de materiais.
TIROTTI
Artista e orientador do núcleo audiovisual; pesquisa linguagem experimental em videoarte e videoinstalação, com foco em montagem, espaço e duração.
PARTICIPANTES DA EXPOSIÇÃO
SOBRE OS CURADORES:
KATIANA MACHADO

Katiana Machado é produtora cultural e executiva de projetos em Santa Catarina e atua desde de 2017 junto à Galeria 33 em Joinville. Mestra em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC) e Arquiteta Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela SOCIESC - em 2012. Realizou uma residência artística em Nova York entre 2014 e 2016 participando de workshops e atividades relacionadas à curadoria de artes plásticas.
RAFA LEMOS

Rafael Mendes Lemos, natural de Tubarão, é artista visual, pesquisador e arte-educador radicado em Joinville. Graduado em Artes Visuais, desenvolve sua prática entre memória urbana e visualidades contemporâneas. Desde outubro de 2024, é artista
filiado à Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ).
Sua produção dialoga com temas como distorção, espaço, estrutura da percepção e camadas simbólicas da cidade, além de manter uma atuação ativa na cena cultural joinvilense por meio de projetos, mediações e ações educativas.


























